quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Excesso de colo faz mal ao bebê???



O que faz uma mãe se perguntar se colo faz mal ao bebê? Que tipo de mal o excesso de colo faria? Se a resposta é “ele pode ficar mal-acostumado”, deveríamos interrogar: mal- acostumado com o quê?

Contato físico investido de carinho é fundamental para o desenvolvimento do bebê. Nós nos constituímos como seres humanos na relação com o outro. Como o filhote humano nasce totalmente dependente de cuidados, essa extrema dependência inicial faz com que seja importantíssima uma relação constante de carinhos e cuidados entre o bebê e um adulto que o acompanhe a maior parte do tempo. Na nossa cultura, esse papel normalmente é da mãe. A forma como ela passa seu cuidado e projeta o futuro de seu filho marca a criança pelo restante da vida.

Dar colo transmite ao bebê muitas coisas ao mesmo tempo: segurança, proteção, carinho, amor e, inclusive, o limite do seu corpo. É nos braços do adulto que o recém-nascido vai descobrindo que tem começo e fim, já que, ao nascer, ele não sabe ainda que é uma pessoa separada da mãe.

Não tenha medo de dar colo ao seu bebê. Ele não vai ficar manhoso nem mal-acostumado. Entenda a "manha" como um pedido, um jeito de dizer que algo está faltando. Sendo assim, por que não pegá-lo no colo e confortá-lo? É importante se perguntar “o que” está provocando seu medo. É possível que a pressão para que dê pouco colo ao seu filho esteja relacionada com as exigências que enfrenta. Tendo que trabalhar, muitas mães querem que os bebês fiquem independentes muito cedo para que não "sofram" com a separação. Esse sentimento leva às tentativas de fazer o bebê adormecer sozinho antes dos 7 meses e tirar as fraldas com menos de 2 anos. Forçar a aquisição de tais habilidades antes do tempo pode até ser possível, mas certamente terá um custo emocional.

Agora, imagine, se até os adultos precisam de um colinho, que dirá o bebê?

Fonte: Claudia Rohenkohl é psicanalista especializada em psicopatologia do bebê

Nenhum comentário:

Postar um comentário