quinta-feira, 21 de março de 2013

O “Não” que é positivo



Desde muito cedo, as crianças buscam explorar tudo que está a sua volta. Querem reconhecer e aprender como lidar com tudo que enxergam. O que acontece é que como são muito pequenas, elas não conseguem saber o limite das coisas.

Tudo começa com um choro leve ao não conseguir alguma coisa que quer, como por exemplo, pegar o celular dos pais para brincar. Se os pais cederem a este chorinho, serão levados a ceder muito mais no futuro para não passarem vergonha no meio onde estão inseridos.

As pessoas, em alguns casos, acham que os bebês não entendem o que é o “não” e por isso cedem a tudo que eles pedem. É verdade que num primeiro momento eles não entendem o significado real da palavra, mas são os pais que vão lhes ensinar isso. Quanto antes ensinarem, melhor. A criança pode não entender o que significa, mas vai começar a criar intimidade com esta palavra se ouvi-la desde cedo. A palavra “não” vai fazer parte do seu dia a dia e a criança pode ser mais tolerante às frustrações no futuro.

Temos que lembrar sempre que o diálogo é a melhor forma de educar uma criança. Esse diálogo tem que começar desde a gestação, mesmo que a gente ache que eles não estão entendendo. Aos poucos, as palavras vão tomando um significado para as crianças e isso as ajudará a resolverem seus dilemas em grupos com mais tranquilidade.

Quero chamar a atenção também para as influências do mundo, na vida de nossos filhos – meios de comunicação, eletrônicos, jogos, internet – principalmente a TV, que têm distorcido os valores éticos e morais, já transmitidos às nossas crianças, adolescentes e jovens. Pais digam não a esses males, programando melhor os canais de TV, evitando que as mensagens negativas e amaldiçoadas, cheguem até suas casas, como : traição, abuso de autoridade, incredulidade, maldades, desobediência aos pais, homossexualidade, sexualidade desmedida, uso de drogas e etc.. Digam “não” a curiosidade dos filhos e criem novos hábitos saudáveis e abençoados, como conversar em volta de uma mesa, com a família; culto doméstico, brincadeiras.

Queridos pais, podem dizer “não” aos seus filhos.

Não tenham medo. Nossas crianças, precisam aprender a lidar com um pouco de frustração.

A palavra não é positiva quando se trata de educação. É importante dizer não para as crianças desde bem pequenas para que possamos dizer muitos “sim” quando estas se tornarem adolescentes e adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário